- “Diminua, tá muito quente”.
- “Melhor aumentar, porque tá muito frio!”
Com certeza você já deve ter escutado isso no seu local de trabalho. Principalmente no verão, quando os dias são mais quentes e os níveis de umidade do ar mais baixos. Nesses casos, a temperatura do ar condicionado acaba até virando motivo de briga entre os funcionários, enquanto uns sentem mais calor e querem deixar o ambiente mais gelado, outros apenas querem sentir um ar mais fresquinho.
Porém, independentemente do gosto, o fato é que conviver em um ambiente abafado e com pouca circulação de ar atrapalha a produtividade de todo mundo. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o recomendado é que a temperatura fique entre 23°C e 26°C, que é uma temperatura de conforto para o ambiente de trabalho.
Como o clima quente pode afetar a produtividade?
No calor o corpo costuma gastar mais energia para manter a temperatura corporal, além de uma maior perda de líquidos. Assim, é comum o corpo reagir de maneira desagradável nessas ocasiões, causando sintomas como:
Transpiração;
Dores de cabeça;
Queda na pressão;
Cansaço.
Agora pense, se sentir dessa maneira em casa já é ruim, imagine em um ambiente de trabalho, onde você tem que continuar produzindo. Em casos em que o funcionário precisa realizar atividades que exigem uma colaboração maior do intelecto, é ainda pior. De acordo com a NR-17 (Norma Regulamentadora nº 17), a temperatura de trabalho em ambientes como escritórios, laboratórios, por exemplo, o correto é que a temperatura esteja entre 20°C e 23°C, com umidade relativa do ar menor a 40%.
Como melhorar a temperatura?
Infelizmente, a maioria dos locais de trabalho costumam ser muito fechados e com grande concentração de pessoas. O que normalmente causa aquele ar abafado e com pouca circulação.
Para resolver esse problema, muitas empresas recorrem ao famoso ar condicionado para refrigerar o ar, porém, nem sempre essa é a melhor solução, pois o ar frio resseca as vias respiratórias, podendo despertar alergias, tosse, coriza e até ardência dos olhos.
O ideal é umidificar o ambiente, para melhorar a umidade relativa do ar. Assim, o remendável é o uso de um climatizador, pois além de diminuir o desconforto causado pela mudança de temperatura, ainda faz o papel de umidificador do ambiente. Deixando-o muito mais agradável e sem agravar problemas respiratórios.
Por que escolher um climatizador evaporativo ao invés de um ar condicionado?
Além de ressecar o ambiente enquanto resfria, o maior problema do ar condicionado é a contaminação. Ou seja, ele pode disseminar ácaros e bactérias, principalmente se forem muito antigos e em más condições de conservação.
Outra vantagem é que para usar um climatizador você não precisa isolar o ambiente, mantendo portas e janelas fechadas. Ele atua removendo todas as impurezas do ar, tais como: mofo, odores e a poluição vinda da rua.
Para saber mais sobre as vantagens de ter um climatizador veja o nosso artigo sobre “Diferença entre um climatizador e um ar condicionado”.
Um bom ambiente gera bons resultados!
Boas condições de trabalho são fundamentais para que o profissional se sinta à vontade para desempenhar suas atividades corretamente. Contudo, para isso, é necessário que o local de trabalho coopere com o funcionário.
Torne o seu ambiente de trabalho mais produtivo e agradável investindo em um bom climatizador. Na Rotoplast, você encontra aparelhos modernos, projetado com tecnologia de sustentável e de qualidade.Além dos cuidados com o ar, recomendamos que todos da empresa mantenham-se sempre bem hidratados. O ideal é que o consumo de água, seja de pelo menos 1 litro e meio por dia.
Fonte: www.rotoplast.com.br