Os grandes estabelecimentos de alimentação geralmente possuem sistemas de climatização para atender à expectativa dos clientes, gerando um conforto térmico na hora da refeição. Mas e na cozinha? Será que é dada essa importância?
O calor excessivo em cozinhas industriais, causado pela concentração de fogões e outros aparelhos eletrônicos e também pela circulação diária de pessoas, pode causar desconforto para os funcionários e acelerar o processo de deterioração dos alimentos.
Por conta disso, é recomendável que seja feito o uso de aparelhos de ar condicionado. Porém, geralmente as cozinhas industriais são planejadas conforme as normas dos órgãos que fiscalizam. E para fazer um projeto de climatização, é necessário que um profissional avalie o local e defina qual a melhor maneira de realizar a obra. Um bom planejamento evita gastos desnecessários e imprevistos negativos.
Tipos de ar condicionado mais usados em cozinhas industriais
Para cozinhas industriais existem sistemas de climatização mais potentes e com maior número de funções e até mesmo o funcionamento com gás ecológico e os modelos com a possibilidade de instalação através de dutos ou no teto do ambiente, como piso-teto ou cassetes.
Cortinas de ar também são boas alternativas nas divisas entre a cozinha e demais ambientes, fazendo com que o entre e sai de funcionários não afete o ambiente.
Importância da higienização
Assim como em qualquer ambiente, a higienização dos aparelhos de ar condicionado das cozinhas industriais deve acontecer freqüentemente. Nesse caso, a má higienização ou a falta dela, podem causar sérios problemas a médio e a longo prazo. Gastos desnecessários com assistência técnica, mau cheiro e alimentos contaminados, o que prejudicaria a saúde dos clientes trazendo transtornos ao estabelecimento.