Hoje vamos falar sobre o consumo de energia do Ar Condicionado, grande vilão do consumo porque apresenta potências altas.
No mercado há diversos tipos de aparelhos condicionadores de ar como Janela, Split Hi-Wall, Split Piso-Teto e Split Cassete (instalados no teto). Os modelos com tecnologia convencional têm inicio lento, levam mais tempo para alcançar a temperatura programada e essa temperatura oscila entre duas extremidades (frio e quente) e nunca estabilizam, o que leva a picos de consumo. Os modelos com tecnologia inverter rapidamente alcançam a temperatura desejada, mantendo a temperatura de conforto por todo o tempo, regulando os picos de flutuação de energia alternando a velocidade do compressor e isso permite economia de energia de 30% a 60%.
Como a potência desse equipamento é alta, o ideal é usar nas estações mais quentes por períodos menores e escolher sempre a capacidade que mais se adéqua ao ambiente que será utilizado.
Lembramos que, quanto menor a temperatura do termostato, maior o consumo energético. O ideal é ficar entre 22°C a 24°C pois a diminuição da temperatura pode aumentar o consumo em até 7% por grau de redução de temperatura.
Dicas: Limpe regulamente os filtros, mantenha janelas e portas fechadas, proteja a parte externa do ar condicionado dos raios solares, não obstrua a saída do ar, desligue quando desocupar os ambientes, automatize o sistema sempre que possível, escolha aparelhos com a tecnologia inverter e compre sempre aparelhos com termostatos, instale em pontos mais altos e associe o uso com ventiladores de teto pois, assim, a temperatura do ar condicionado pode ficar mais alta, em torno de 25º, economizando energia.
Realizamos manutenção preventiva e corretiva, projetos de climatização, instalação e suporte técnico é na Esquimó. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma visita técnica em Sete Lagoas 31 3772-2000 ou Belo Horizonte 31 3245-8070.