Mercado de refrigeração e climatização requer profissionais capacitados
Atualmente, no Brasil, a crise econômica vem fazendo com que as vendas de determinados produtos caiam severamente. É o caso dos aparelhos de refrigeração e climatização. Com isso, muitos são prejudicados, entre eles, os fabricantes, os funcionários das fábricas e os profissionais que são responsáveis pela manutenção e instalação desses equipamentos.
Falando em profissionais de refrigeração, nosso país tem um sério agravante em relação a isso: a falta de especialização e capacitação no fornecimento de serviços. Muitos entram no mercado de trabalho aprendendo na prática, sem treinamento profissional. E como o mercado está enxugando os profissionais dessa área, só permanecerão na ativa profissionais que realmente saibam desempenhar suas funções.
Sim, a capacitação é fator-chave para a permanência no mercado. Entretanto, aquele que pretende se especializar nessa área deve ter bastante cuidado. Muitos são os cursos profissionalizantes. Por isso, pesquise, consulte a internet, converse com amigos, veja realmente qual curso possui excelência no assunto. O mercado atual busca o melhor profissional. Não aquele que pode colocar em risco a vida útil de seu aparelho!
De acordo com o professor José Arnaldo Duarte, do Curso CPT Condicionadores de Ar de Janela e Split - Instalação e Manutenção, a instalação e a manutenção adequadas dos aparelhos de refrigeração e climatização necessitam de ferramentas adequadas, próprias para cada marca. Daí a importância de se conhecer os mais diversos fabricantes para instalar cada equipamento seguindo os seus requisitos básicos, pois embora muitos equipamentos sejam semelhantes, cada um possui sua especificidade.
Enfim, não há como desenvolver suas habilidades profissionais de forma superficial. Portanto, capacite-se! Torne-se o melhor do mercado de refrigeração e climatização!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Poloar.