Qualquer um sabe que possuir um ar condicionado é inquestionavelmente confortável, ainda mais nos dias quentes do verão brasileiro, seja no trabalho ou em casa. Porém, o que poderia e deveria ser um privilégio poderá se tornar uma desagradável surpresa.
A maioria de nós só pensa em manutenção preventiva do ar condicionado quando ele apresenta algum tipo de problema, como pouco resfriamento, mau cheiro, quando começa a pingar, até mesmo quebrar, ou mesmo achar que a manutenção no inverno não é necessária.
Então, está na hora de mudar! Manutenção preventiva de ar condicionado é uma prática muito mais especifica do que somente a limpeza de filtros quinzenais, a manutenção é necessária e deve ser feita ao menos uma vez por trimestre por um técnico devidamente habilitado.
Quando você perceber que o ar condicionado está gelando pouco é sinal de que o mesmo precisa de manutenção preventiva. Geralmente a manutenção deve se realizada a cada três (3) meses no máximo, assim os defeitos serão identificados no inicio. A ação rápida impedirá que haja comprometimento das demais peças evitando que o ar condicionado fique paralisado quando você mais precise.
No verão, grande parte dos equipamentos de ar condicionado ficam ligados quase 24 horas/dia, aumentando dessa forma a possibilidade de falhas e defeitos. Geralmente nesse mesmo período as empresas de manutenção e instalação de ar condicionado estão sobrecarregadas de solicitações de serviços, o que pode deixar você na mão.
É um equivoco achar que a manutenção preventiva aumenta o custo operacional do sistema de climatização, ao contrário, a sujeira no equipamento somente aumentará os custos, seja da manutenção corretiva, com custos com compressores, gás, ventiladores ou do aumento de energia elétrica devido ao esforço efetuado para funcionar. Lembrando sempre que o custo de mão de obra para reposição é sempre mais alto.
Lembre de que com a temperatura externa muitas vezes acima de 35º.C, os equipamentos com baixo rendimento, farão seus funcionários renderem bem menos, assim como equipamentos de informática que necessitam de temperatura abaixo de 18º.C.
Existe também a possibilidade de realizar contratos de manutenção mensal, que incluam a inspeção e limpeza de filtros e bandejas ao menos uma vez/mês, assim economizará com os custos de manutenções corretivas.
Agora se seu equipamento é utilizado somente nos meses quentes do ano, a ESQUIMÓ orienta que realize ao menos uma manutenção preventiva no inicio do verão, em novembro, ao final em abril e uma manutenção intermediária por volta dos meses de julho e agosto.
Então, está convencido que é melhor gastar menos com a manutenção preventiva do que com um reparo? Além disso, a manutenção preventiva impede que você tenha gastos desnecessários e elevados em caso do problema ser maior do que o esperado, podendo custar até 70% a mais que uma única corretiva.
Você tem motivos de sobra para investir na manutenção preventiva do seu ar-condicionado. Agende agora mesmo a visita de um técnico credenciado e previna problemas futuros! Ligue agora a agende a manutenção do seu ar condicionado 31 3245-8070.
Fonte: http://blog.doctorfrio.com.br