Uma grande característica dos tempos modernos são as diversas opções que temos na hora de escolher qualquer produto. E com os aparelhos de ar-condicionado, isso não é diferente. Ter opções é sempre um grande benefício, mas é preciso saber exatamente o que queremos ou o que precisamos; caso contrário, as dúvidas podem gerar uma grande dor de cabeça. Mas se cada modelo apresenta suas vantagens, como escolher o ideal?
Para ajudar você nesse processo de escolha, selecionamos os tipos de ar-condicionado mais populares e mostramos as vantagens e as desvantagens de cada um deles. Confira!
Tipos de ar-condicionado
De parede
Durante muito tempo, os modelos de ar-condicionado de parede foram as únicas opções para aqueles que queriam deixar o ambiente de sua residência mais fresco e agradável. Aos poucos, eles deram lugar aos splits e aos portáteis, mas nem por isso perderam sua funcionalidade.
Quando o orçamento é o que mais conta na hora de adquirir um aparelho, os tipos de parede são os mais viáveis. Além de mais baratos, se a parede já possuir a abertura para seu posicionamento, a instalação é mais fácil e rápida. Mas, enquanto o investimento inicial é mais acessível, eles costumam, a longo prazo, ser mais caros. Seu consumo de energia é maior que outros tipos disponíveis, então é bom analisar sua frequência de uso. Outra desvantagem é que, entre os modelos mais comuns de ar-condicionado, o de parede é o que apresenta o maior nível de ruído.
Split
O ar-condicionado split é dividido em duas partes, uma interna e outra externa. Como a parte externa não precisa, necessariamente, ficar na mesma posição que a interna, este aparelho tem o nível de ruído bem baixo. Por ser dividido em duas partes, o espaço disponível para a instalação pode ser menor. É bem mais fácil acomodar um aparelho split em sua parede, independente se ela der para uma área externa ou não. Além disso, os aparelhos split possuem baixo consumo de energia, sendo perfeitos para aqueles que buscam como principal vantagem a economia. A maior desvantagem dos splits, entretanto, é o alto custo de instalação, que requer mais tempo e maior mão-de-obra do especialista contratado para fazer o serviço.
Portáteis
Estes aparelhos possuem a maior vantagem exatamente no nome: por serem portáteis, podem ser levados de cômodo a cômodo, tendo sua mobilidade facilitada pela existência de rodinhas. Não há custo de instalação, mas é necessária uma abertura em uma janela para o posicionamento do tubo que faz a troca do ar interno e externo. Então, se você, por algum motivo, não pode modificar a parte externa do local onde mora, os portáteis são o tipo perfeito de ar-condicionado para você. Como são menores, estes aparelhos não são eficazes em ambientes amplos. Seu preço alto acaba sendo outra desvantagem na hora de pesar os prós e os contras.
De parede, split ou portátil: qual comprar?
Agora que já apresentamos as vantagens e as desvantagens de cada aparelho, ficou bem mais fácil escolher entre os tipos existentes no mercado na hora de fazer a compra, não é mesmo? Economia de energia e espaço? Opte pelos splits. Facilidade na instalação e preço inicial acessível? Escolha os aparelhos de parede. Quer refrigerar pequenos espaços, tendo a vantagem de mover o aparelho pelos ambientes? Os portáteis são os vencedores. Agora que você já conhece os principais tipos de ar-condicionado, que tal ficar por dentro das melhores dicas para escolher o seu?
Como contratar um projeto
A Esquimó conta com um departamento especializado em engenharia de climatização que dará todo direcionamento a sua obra. Seu projeto de ar climatização é elaborado com total responsabilidade e compromisso com o meio ambiente. Na hora de definir qual equipamento utilizar em seu projeto de ar condicionado, nossos consultores irão apresentar a solução com a melhor eficiência energética. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma visita técnica em Sete Lagoas 31 3772-2000 ou Belo Horizonte 31 3245-8070.